"Cães que Ladram aos Pássaros" (2019)
Curta-metragem | Cultura em Expansão - TMP | Porto | Atriz
Realização - Leonor Teles
Ao misturar a narrativa de documentário com trechos de ficção, Leonor Teles escolhe filmar novamente a rotina de uma família comum portuguesa que é impactada por políticas locais. “Cães que Ladram aos Pássaros” traz a história da família Gil, representada pela mãe Maria e os quatro filhos Vicente, Salvador, Mariana e António. Na curta de vinte minutos de duração, eles são obrigados a sair da casa no centro do Porto por causa da especulação imobiliária que se agravou em 2018.
Sim, a gentrificação chegou ao Porto. A procura acelerada de turistas por casas no Centro Histórico faz com que os edifícios antigos sejam destruídos – e os antigos moradores despejados – para a construção de hotéis, alojamentos ou apartamentos com preços desmedidos. Como é possível ver no noticiário, estes valores são o suficiente para que alguns senhorios se esqueçam de que ainda há pessoas a receber salário mínimo em Portugal.
Numa das cenas mais realistas do filme, Vicente vai com a mãe visitar um apartamento que está para arrendar. O senhorio a enche de perguntas e de comentários desnecessários e inconvenientes sobre sua vida. Desde “És portuguesa mesmo? Tens fiador?” a “Quatro filhos é muito este espaço” e “Onde está o marido?”.
Então, o que deveria ser apenas as férias de verão do adolescente Vicente transformam-se num momento de viragem para a vida adulta. O que deveria ser apenas um passeio de bicicleta pela cidade é interrompido por pensamentos depressivos pois a cidade está irreconhecível (“dois guindastes ali, mais dois por lá”, diz o portuense). Ele não sabe se ri ou se chora." in Cinema e Arte by Letícia Mendes
REALIZAÇÃO - Leonor Teles
INTERPRETAÇÃO - Vicente Gil, Salvador Gil, Maria Gil, Mariana Gil, Bruna Costa, Catarina Pitrez, Clara Gondin, Jó Costa e Vasco Costa